Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A liberdade de expressão virou liberdade de opressão pela imposição de opiniões


É um inferno...

Você está lá na sua rede social preferida e aparece aquele chato com comentários maliciosos, cheios de preconceitos, falsas verdades e dizendo ser legítimo o poder de expressar sua opinião. Não importa se ele foi mal educado, ignorante, inapropriado, estraga prazer e por aí vai. Será que tem sempre um capetinha do lado da pessoa que fica no computador, dizendo:
_Inferniza a vida dessa pessoa, a razão é sua, provoque a discórdia, não deixe as pessoas serem felizes, tire delas o seu potencial de expressão.

Sem sacanagem, eu me sinto reprimida neste ambiente hostil. Cara, uma foto da Janis Joplin de top less no Rio de Janeiro na década de 70 foi o bastante para provocar a fúria de um internauta que não gosta dela. Saiu disparando seu desprazer contra a "inocente" pessoa que apenas compartilhou a foto com uma mensagem de fã. A pobre ficou com a imagem de uma lunática que fala com um morto que não deveria nem ter nascido (na opinião do cara).

Sinceramente, eu prefiro escrever aqui neste blog, que só eu mesma visito de vez em quando, onde leio e releio meus pensamentos, avalio e reavalio meus pensamentos. A opinião dos outros já não está mais me interessando, não desta maneira impositiva, desrespeitosa. Não me interessam intermináveis debates que acabam em ofensas pessoais e nenhum aproveitamento para o conhecimento e mudança de atitude. Não me interessam posições reacionárias, denuncismo, preconceitos contra gays e loiras, perfis fakes, pessoas que vendem felicidade ou se expõem de forma dramática. 

Criou-se um conceito de democracia distorcido. A liberdade de expressão virou liberdade de opressão pela imposição de opiniões. Transformamo-nos em inquisitores moralistas e fanáticos. A sociedade ficou careta, muito politicamente correta. As redes sociais atuam como meios de controle de opiniões de massa. Compartilhamos as idéias dos outros e não criamos nossas próprias idéias. A maioria das pessoas está perdendo sua identidade diante deste avassalador meio de comunicação. 

Não quero demonizar as redes sociais, somente refletir sobre este outro lado um tanto quanto esquecido pelas pessoas na hora em que os dedinhos tocam as teclas e o mouse clica na tela. Aliás, a foto da Janis Joplin é uma raridade! Confira.











2 comentários:

  1. Otimo texto. Sincero, escrito de forma objetiva e simples. Crítica mais que nescessária! Consciência e senso crítico gritam por espaço!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço Natasha! Foi um desabafo sincero... Beijos

    ResponderExcluir