Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Narcisa Amália - A Sinfonia da Paixão Eterna!...

Republicana, Abolicionista, feminista. Alguns dos adjetivos que podem falar de Narcisa Amália.

Em 25/04/12 foi realizado o sarau sobre a poetisa e jornalista Narcisa Amália, que passou grande parte da sua vida em Resende, cidade que encantou em versos. Através do Arquivo Histórico da FCCMM em Resende, eu, Fátima Porto, Paula Mirela e João Sabóia enveredamos nesta rica e empolgante história, realizando a pesquisa junto com o historiador Claudionor Rosa, selecionando textos, idealizando um vídeo e organizando o sarau.

O plenário da Câmara Municipal de Resende foi o palco para a apresentação do trabalho e a pequena platéia pode participar do desfecho, com a leitura coletiva do Cordel Narcisa Amália. Já o vídeo, obra do amigo e artista plástico João Sabóia e da artista plástica e mais que amiga Fátima Porto. Visitamos a Rua Narcisa Amália e a Travessa Narcisa Amália para filmar, fotografar e falar com os moradores. O resultado ficou carinhoso e poético, uma homenagem necessária da cidade de Resende a esta mulher que quebrou paradigmas e levantou bandeiras ainda necessárias nos dias atuais.

Para coroar o evento, a atriz Paula Mirela caracterizou a própria personagem de Narcisa Amália para receber os convidados.

Eu, que há muito queria voltar a realizar os saraus no projeto Câmara Cultural, me juntei a este grupo e cuidei dos bastidores e preparativos. Também recitei alguns poemas e participei do vídeo. Aprendi muitas palavras antigas e passei a admirar a história desta mulher que conseguiu, mesmo sendo republicana, a admiração e o respeito de Dom Pedro II, o Rei.

Com vocês, ela, Narcisa Amália!

Dirás que é falso. Não. É certo. Desço
Ao fundo d’alma toda vez que hesito...
Cada vez que uma lágrima ou que um grito
Trai-me a angústia - ao sentir que desfaleço...

E toda assombro, toda amor, confesso,
O limiar desse país bendito
Cruzo: - aguardam-me as festas do infinito!
O horror da vida, deslumbrada, esqueço!

É que há dentro vales, céus, alturas,
Que o olhar do mundo não macula, a terna
Lua, flores, queridas criaturas,
E soa em cada moita, em cada gruta,

A sinfonia da paixão eterna!...
- E eis-me de novo forte para a luta.


Veja o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=RAeOW7NSunM


Nenhum comentário:

Postar um comentário