Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pra onde vai o meu amor quando o amor acaba?




Almanaque


Chico Buarque


Ô menina vai ver nesse almanaque como é que isso tudo começou
Diz quem é que marcava o tique-taque e a ampulheta do tempo disparou
Se mamava de sabe lá que teta o primeiro bezerro que berrou
Me responde, por favor
Pra onde vai o meu amor
Quando o amor acaba?
Quem penava no sol a vida inteira, como é que a moleira não rachou
Quem tapava esse sol com a peneira e quem foi que a peneira esfuracou
Quem pintou a bandeira brasileira que tinha tanto lápis de cor
Me responde por favor
Pra onde vai o meu amor
Quando o amor acaba?
Diz quem foi que fez o primeiro teto que o projeto não desmoronou
Quem foi esse pedreiro, esse arquiteto, e o valente primeiro morador
Diz quem foi que inventou o analfabeto e ensinou o alfabeto ao professor
Me responde por favor
Pra onde vai o meu amor
Quando o amor acaba?
Quem é que sabe o signo do capeta, o ascendente de Deus Nosso Senhor
Quem não fez a patente da espoleta explodir na gaveta do inventor
Quem tava no volante do planeta que o meu continente capotou
Me responde por favor
Pra onde vai o meu amor
Quando o amor acaba?
Vê se tem no almanaque, essa menina, como é que termina um grande amor
Se adianta tomar uma aspirina ou se bate na quina aquela dor
Se é chover o ano inteiro chuva fina ou se é como cair o elevador
Me responde por favor
Pra que tudo começou
Quando tudo acaba


________________________


Agora é minha vez. Pergunta difícil Chico, meu camarada...


Existe um lugar Chico?
Tem endereço?
É um túmulo onde o amor tem direito a um jazido?
"Aqui jaz o amor de Chico e Marieta"
Não, não é esse lugar
Não é uma morte
É como um estranhamento
Um espelho que se parte
Uma pedra no rim
É um lugar exílio
É a alma fora do corpo
Meu amor eu mando
Pra onde quiser
Que não seja longe de mim
Pode ser dentro da gaveta de calcinhas
Em um cd de backup do meu computador
Pode ser dentro do congelador
Também te pergundo Chico
Onde foi parar o amor da Marieta?
Foi para a puta que o pariu
Seria muito Severo, Chico?
O amor foi parar num lugar
Sem fim nem recomeço
Foi pra dentro de mim.


Kátia Quirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário